A simpatia, a afectividade, a disponibilidade e a competência do
desempenho face à missão e objectivos da ULDM, logo os da equipe, são
objecto de permanente avaliação, tanto interna, auditorias internas,
como externas através das ECL e ECR da ARS Algarve, para garantia da
qualidade dos serviços prestados.
Higiene e manutenção
É assegurada diariamente, e sempre que necessário, a limpeza de todos
os quartos, áreas comuns e de serviços e mudança de roupas. O
tratamento das roupas é realizado na lavandaria existente. A Instituição
celebrou contrato de gestão dos lixos hospitalares perigosos, das
classes III e IV, com a Ambimed. A qualidade e rigor da equipe de
manutenção são garantia de um adequado desempenho dos equipamentos e sistemas instalados.
Saúde e bem estar
A equipa técnica multidisciplinar acima referida garantirá a saúde e o bem-estar dos utentes da ULDM.
A assistência médica generalista é assegurada através de consultas de
rotina de médicos assistentes, sob supervisão do Director Clínico, que
encaminhará os utentes para os exames auxiliares de diagnóstico ou para
as especialidades requeridas pelo estado de saúde observado.
A ULDM dispõe de serviço de enfermagem permanente. O acompanhamento
empenhado do psicólogo, do assistente social e do terapeuta ocupacional e
animador, contribui para que os utentes se sintam confortáveis e
complementam os cuidados de saúde que lhes são prestados.
Alimentação
A qualidade da alimentação disponibilizada, confecionada na Instituição, é especificada e
controlada por nutricionista que a diferencia de acordo com as
características e estado de saúde de cada utente. São servidas 6
refeições diárias às quais podem ser adicionados, sob supervisão do
Director Clínico, os complementos pessoais requeridos pelos utentes.
Actividades
Pretende-se que os utentes desfrutem de uma vida confortável na ULDM,
integrando-se harmoniosamente no conjunto dos seus utentes, pelo que a Instituição
disponibiliza um conjunto de actividades, no interior e exterior, coordenadas pelas animadoras.
A ULDM dispõe de psicóloga, de terapeuta ocupacional e de animadoras, que
programam e realizam as actividades de vida diária de cada utente de
acordo com o seu estado de saúde e do respectivo plano individual de
cuidados.